domingo, 30 de março de 2014

Representação Gráfica do Concurso e da Preparação do Candidato

Nenhum comentário
Este post poderia ter um outro nome: "O Diagrama de Venn do Concurso Público."



O Diagrama de Venn é aquele diagrama que aprendemos no ensino fundamental sobre a Teoria de Conjuntos com conceitos de União e Interseção de conjuntos, bastante cobrados nas provas de Raciocínio Lógico.


Figura 1 - Conjunto Universo de Conhecimento e Delimitação do Edital


Figura 2 - Preparação mais comum
Figura 3 - Comparação da Prova com a Preparação Comum


Notável, também, é a grande quantidade de conteúdo previsto no edital, estudado pelo aluno (dentro da elipse vermelha) e que não foi avaliada na prova. Este fato faz emergir duas questões importantes: 

1) É possível diminuir a região dentro da elipse vermelha que não foi avaliada na prova? Ou seja, estudar menos assuntos que não serão cobrados na prova? e 

2) É possível diminuir a região da elipse azul não coberta pela elipse vermelha (Preparação do Candidato)? Ou seja, diminuir os assuntos cobrados na prova e não estudados pelo candidato?

O restante do texto apresenta uma resposta para estas perguntas.

Considere a Alternativa 1 apresentada na Figura 4. Esta alternativa é impraticável pois o conteúdo dos editais é muito grande e evolui constantemente, por exemplo, nas disciplinas de Direito a jurisprudência, novas leis e emendas constitucionais são fonte de questões inéditas. Na disciplina de Noções de Informática conceitos novos como Redes Sociais, Cloud Computing (Computação na Nuvem) vêm tomando o espaço de assuntos mais antigos como Intranet e Correio Eletrônico, os novos Navegadores (Chrome e Firefox) vem tomando o espaço do Internet Explorer no Mercado Corporativo e nos concursos, o Windows XP foi substituído pelo Windows 7 nos órgãos públicos e também nas questões de prova. Ou seja, nada mais natural que uma mudança social, legislativa ou corporativa se reflita nas provas e seleções. 

Figura 4 - Alternativa 1: Estudo com completeza (Impraticável) 

Figura 5 - Alternativa 2: Estudo do conteúdo exato (Improbidade)

Figura 6: Alternativa 3: Estudo Estratégico




A representação gráfica do funcionamento preparação do candidato facilita o entendimento do Projeto de vida em que se encontra trabalhando, ou seja, ser aprovado numa seleção de um cargo público.

Considere que o Conjunto de todos os conhecimentos esteja representado no retângulo cinza da Figura 1 abaixo, e que a região amarela delimite os conhecimentos elencados no edital.

Agora, repare na Figura 2 o resultado da preparação mais comum de um candidato às vésperas de uma prova. Com o tempo exíguo e novos conteúdos sendo adicionados aos editais, os candidatos não têm tempo suficiente para estudar todo o conteúdo passível de cobrança. Não é raro também encontrar uma situação em que durante a preparação o candidato estudou conteúdos não previstos no edital, ou seja, a elipse vermelha extrapola a região amarela.


A Figura 3 descreve uma situação que estamos bem acostumados. Os pontinhos azuis representam as questões da prova. O conteúdo cobrado na prova está dentro do conteúdo previsto no edital, porém não houve tempo suficiente para estudá-lo. Esta situação está representada pela parte da elipse azul que se encontra fora da região da elipse vermelha. 


Agora, considere a Alternativa 2 apresentada na Figura 5. Esta alternativa é meramente teórica, pois a sua prática só seria viabilizada se o candidato tivesse acesso às questões da prova. Tal improbidade não é considerada no processo de preparação do candidato sério.

A alternativa sugerida pelo Qual Concurso encontra-se na Figura 6 abaixo. Utilizando esta estratégia, como uma regra geral, você estudará primeiro o que é mais cobrado. E depois o que for menos cobrado. Utilizará a estatística das provas anteriores para definir a sequência em que vai estudar os assuntos de cada disciplina. 

Não se esqueça de, em cada disciplina, iniciar os seus estudos pelos seus princípios balizadores. Eles formam a sua base cognitiva para agregar o conhecimento de forma consistente, rápida e duradoura e te proporcionam segurança na hora de julgar os itens das provas.


Perceba que há muita diferença entre a recomendação "Estudar somente o que é mais cobrado" e "Estudar primeiro o que é mais cobrado". A segunda recomendação tem maior chance de sucesso pois está associada a um processo estruturado e contínuo de preparação, enquanto que a primeira à um processo de preparação casuístico e sujeito a interrupção.

Por fim, os candidatos geralmente têm dificuldade de entender que se encontram numa situação em que os recursos a sua disposição não são suficientes para satisfazer 100% das tarefas necessárias para uma preparação perfeita, ou impecável. O principal recurso neste caso é o tempo.

Para você entender e se situar neste contexto, imagine a seguinte situação hipotética: Você é uma Mãe (ou um Pai) e possui dois filhos. E um dos filhos está severamente mais abatido e doente do que o outro. A família passar por uma situação financeira bem difícil e por isso não tem comida suficiente para eles.

Qual é a sua decisão ao distribuir o alimento? Divide o alimento ao meio para alimentá-los igualmente? Alimentará somente o filho mais enfraquecido e doente? Dividirá o alimento numa outra proporção que não ao meio?

Sabemos que neste tipo de situação, independente da decisão da Mãe: 1) o alimento não será suficientemente satisfatório; e 2) Não há solução correta ou ideal.

O equivalente ocorre num processo de preparação. Alguns assuntos ficarão carentes de atenção, uns mais outros menos. E no início da preparação, alguns estarão temporariamente desamparados aguardando a sua vez.

A estatística das provas anteriores, combinado com o conhecimento do sequenciamento lógico dos assuntos de cada disciplina, é o meio mais eficaz para definir a sequência de assuntos que te levarão mais rápido a aprovação.

Mas como um candidato que não domina o assunto a ser estudado vai definir esta sequência? E um candidato deveria gastar o seu precioso tempo de estudo calculando estas estatísticas das provas anteriores?

O Qual Concurso vai oferecer aos seus concursandos este resultado pronto e separado por disciplina, para que você se dedique exclusivamente a tarefa do aprendizado.

Siga as publicações do Qual Concurso e acompanhe de perto importantes instruções de como otimizar o seu processo de preparação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário