segunda-feira, 14 de julho de 2014

Quanto tempo leva para passar em concurso?

Nenhum comentário
*Ou, sobre a importância de estabelecer metas realistas


O tempo de preparação necessário à aprovação em concurso público é uma dúvida da maioria dos candidatos. Embora seja impossível estimar com precisão, o Qual Concurso analisou dados sobre a quantidade de estudo e a evolução dos concurseiros para realizar esta avaliação.

Diversos parâmetros são relevantes nesse estudo:  o nível inicial de preparação, a dificuldade do concurso, a facilidade de aprendizagem, a disponibilidade de estudo e o estabelecimento ou não de metas realistas. 

Procurou-se destacar, portanto, a influência da disponibilidade de estudo e o estabelecimento ou não de metas realistas no tempo necessário de aprovação. Para as demais variáveis, tomamos o valor médio.

Destaca-se que por "tempo de preparação", entende-se o tempo necessário para que um candidato tenha 50% de chance de aprovação. Ou seja, a dedicação necessária para que o candidato seja aprovado em 1 a cada 2 concursos realizados, ao final da preparação. 



Na figura acima, temos no eixo x o total de horas brutas disponíveis pelo candidato para estudar por semana. O gráfico apresenta de 5 a 40 horas brutas semanais. O eixo y traz o tempo de preparação médio do candidato.

Vemos que a figura apresenta duas curvas: a com meta e a sem meta . Por exemplo, o candidato com 14 horas brutas semanais atinge o nível de aprovação, com metas, em torno de 19 meses e, sem metas, em 38 meses. Neste caso, o candidato "com metas" atinge o seu objetivo em um tempo 50% inferior. Em média, esse valor é 48% inferior.   

Para ilustrar melhor esses resultados, apresentamos os dados individuais de preparação de dois candidatos típicos: A e B. O primeiro, com metas de estudo dinâmicas e bem estabelecidas, o segundo sem planejamento. 

Preparação de um candidato com metas bem estabelecidas (A)


Preparação de um candidato sem metas bem estabelecidas (B)

O candidato A estudou em média 5,3 horas líquidas por semana. Começou entre os 47% melhores e terminou entre os 8% melhor preparados. Já o candidato B estudou semanalmente apenas 2,1 horas líquidas. No início, estava entre os 50% melhores, e no final entre os 30% melhores.

Quer saber mais? 

Visite www.qualconcurso.com.br, ou caso queira um acompanhamento personalizado e quantitativo dos seus estudos, envie um e-mail para consultoria@qualconcurso.com.br.

Glossário:

Hora bruta consiste no tempo passado no relógio, a hora normal do seu dia-a-dia como se passa naturalmente.

Hora liquida é o tempo que você efetivamente estuda, sem que o tempo das pausas seja contado.





  

Nenhum comentário :

Postar um comentário