Finalmente o Ministério do Planejamento autorizou o Concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Serão oferecidas 950 oportunidades, sendo 800 para técnicos (nível médio) e 150 para analistas do seguro social (nível superior). A previsão é que o edital saia até dezembro de 2015. A remuneração é superior a R$ 5.000 para Técnico e R$ 7.500 para Analista.
Mas qual a chance de aprovação de um candidato mediano? Infelizmente, esse candidato tem não mais que 0,5% de chance de aprovação. Entretanto, com organização e metas bem estabelecidas, em 8 meses (estimativa de tempo para a prova), com 20 horas líquidas semanais, o candidato pode chegar forte na prova (30% chance de aprovação). Já discutimos isso aqui antes. Para quem já estuda (efetivamente) a algum tempo, naturalmente essa chance é ainda maior. Nós somos o único portal a fazer esses cálculos de forma científica!
E como ser aprovado? Basta seguir esses três passos simples:
1) Avalie-se
Você não melhora o que não mede. Como saber se está no caminho certo, se você não sabe onde está? O Simulados Adaptativos do QualConcurso são a solução! Basta resolver um para cada uma das disciplinas do Edital (anterior).
Se o seu estudo estiver funcionando, verá o aumento da sua probabilidade de aprovação durante todo o processo (e não apenas só após o resultado). Isso reduz muito a ansiedade e ajuda a manter a motivação. Se a probabilidade não aumentar, ao menos você ainda terá tempo hábil para corrigir o que estiver errado.
![]() |
Evolução da Probabilidade de Aprovação - INSS Técnico |
2) Controle-se
O tempo é seu recurso mais escasso. A sua proficiência deve aumentar em todas as disciplinas, sem que você esqueça o que estudou anteriormente, por isso você precisa estudar em ciclos. Dividir seu tempo proporcionalmente ao peso de cada disciplina no Edital não é suficiente! Sem a avaliação relativa do seu nível em cada uma das disciplinas não é possível alocar o tempo de estudo de forma ótima. Deve-se estudar MAIS o que se sabe MENOS.
No QualConcurso tudo isso é feito automaticamente. Você recebe uma programação diária do que estudar, considerando tanto o peso das disciplinas no Edital quanto seus resultados nos simulados. A medida que você evolui, o sistema redistribui o tempo de estudo entre as disciplinas, para que o crescimento seja equilibrado entre elas.
![]() |
Exemplo de Plano de Estudos para Técnico do INSS - Sugestão para um conjunto específico de proficiências - Cada candidato possui um plano ótimo diferente |
3) Estude
Da mesma forma que estudar sem organização frequentemente conduz a reprovação, não há sistema que compense a falta de estudo.
Estude o máximo que puder, mas não se esqueça de estudar com qualidade. Não sacrifique sono ou a sua atividade física para estudar. Tente diminuir o seu tempo com supérfluos, como redes sociais ou televisão. Acredite: estudar para Concurso pode até ser divertido!
O estudo deve ser ativo. Evite a releitura passiva e outros erros comuns. Você pode resolver milhares de questões gratuitamente no QualConcurso! Além de resolver e ler a resolução, escrevê-la com suas próprias palavras gravará o assunto de forma muito mais profunda na sua memória.
Depois de estudar, volte para o passo um. Esse ciclo só deve terminar com a sua aprovação.
Nenhum comentário :
Postar um comentário