sexta-feira, 16 de maio de 2014

Minha chance de aprovação é pequena. E agora?

Nenhum comentário
Algumas pessoas possuem uma posição de relativo conforto no mundo dos concursos: possuem muito conhecimento, muita experiência, várias aprovações, mas nem todos tem essa “sorte”.

O caminho normal é começar mal. É a realidade... não podemos fingir!


O processo de aprender e evoluir é lento e trabalhoso, mas isso é tema para outro artigo. Hoje eu quero mostrar que quem tem uma pequena chance, na verdade pode ter MUITA, se for perseverante.


O resultado de um concurso envolve muita aleatoriedade. Nem por isso você deve deixar de estudar. Independentemente, quanto mais preparado, melhores as suas chances. Entretanto, essa incerteza opera tanto contra quanto a favor. Aí é que entra a persistência!

Suponha que você tenha apenas 10% de chance de aprovação em um determinado concurso. Não dá para dizer que somos favoritos à aprovação, mas nossa vaga está ali! Vendo o outro lado, nesse exemplo temos 90% de chance de insucesso.

Mas e se continuarmos tentando? Vamos supor aqui que a nossa chance não melhore, para sermos conservadores, porque a experiência normalmente faz as chances melhorarem. Se fizermos dois concursos ao invés de apenas um, qual é a nossa chance agora?

A chance de não passarmos em nenhum dos dois agora é 81%. Ou seja, a chance de aprovação é de 19%! E se fizermos 3, 4 ou 10? Veja a tabela abaixo:



A interpretação da tabela é a seguinte: quanto mais a direita, mais preparado é o candidato, ou seja, maior a sua chance em um único concurso. Quando mais para baixo, maior o número de concursos realizados. Quanto mais perto de 100% (verde), melhores a chance de aprovação.

E aí? Vai desistir na primeira dificuldade?

Ficou curioso?

Saiba em www.qualconcurso.com.br quais as suas chances de passar no concurso dos seus sonhos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário